ptzh-TWenfrdeitjaes

CIDADES DA REGIÃO- PIUMHI

Histórico breve da cidade

A história da cidade tem início em 1731, com a descoberta da região pelo sertanista paulista, Batista Maciel, que explorou a região a procura de ouro. Com a divulgação da descoberta de grande quantidade de ouro, os políticos de São José Del Rei, atual cidade de Tiradentes, tomaram posse da área e subordinaram o arraial e seus distritos a Vila de São José. Outros dois desbravadores têm registrados seus nomes na história: o capitão Tomás de Souza, que de posse do roteiro dos Três Morros, percorreu o sertão do Piuí e todo o Alto São Francisco. O outro foi Alferes Moreira, que desbravou a região, e é ele quem relata seu encontro, no Piuí, com Batista Maciel e Tomás de Souza, na “2ª Prática ao Pe. Diogo Soares”. Em 1 de Abril de 1841 foi elevada à categoria de vila. Em 20 de Julho de 1868, teve sua emancipação política e passou a categoria de cidade. O nome de Piumhi foi dado pelos índios que acompanhavam expedições e significa "rio de muito peixe".

A economia de Piumhi vive de comércio e agropecuária com atividades como café, gado de leite e de corte.

Dados atuais:

Economia- Comércio, Agropecuária e Turismo

População- 33.883 habitantes

Área- 902,468 km²

Densidade demográfica- 35,33 hab/ km²

Altitude- 793 m.a.n.m

Clima- Tropical de altitude


Dicas Importantes: 

Piumhi é uma cidade que possui uma rede de bancos maior que a maioria das cidades da região da Serra da Canastra. Aproveite para fazer saques nos bancos da cidade, porque nas próximas cidades muitos estabelecimentos não possuem maquininha de cartão de crédito, devido às redes de internet e falta de agências físicas, por isso se previna e tenha sempre uma certa quantia em dinheiro para evitar aborrecimentos. 

Bancos na cidade de Passos temos uma agência físicas do Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú e Sicoob.