ptzh-TWenfrdeitjaes

CIDADES DA REGIÃO- SÃO ROQUE DE MINAS

História breve da cidade

Onde hoje é o município de São Roque de Minas, segundo o historiador Diogo de Vasconcelos, foi uma região onde habitavam os índios Cataguazes, que em 1675 foram eliminados pelo bandeirante Lourenço Castanho. Então passaram a habitar as terras os negros escravos fugidos das redondezas, que formaram os quilombos, desenvolvendo a agricultura, a caça e a pesca. Os ex-escravos durante longos anos resistiram ao domínio do homem branco. No século XVIII, por volta do ano de 1758, Diogo Bueno da Fonseca, seguindo ordens do Governador das Gerais, através de lutas sangrentas exterminou os escravos. Depois do massacre, as terras passaram a ser habitadas por mestiços e brancos provindos dos centros de mineração. O povoado de São Roque de Minas surgiu devido à fé dos seus habitantes, que construíram uma capela em honra a São Roque. O município foi criado em 17 de dezembro de 1938, pela Lei 148, e desmembrado de Piumhi, batizado com o nome de Guia Lopes, uma homenagem a José Francisco Lopes, seu filho mais ilustre. Seguiu com esse nome até o dia 30 de dezembro de 1962, onde em plebiscito democrático passou a ser conhecida por São Roque de Minas.

Dados atuais:

Economia- Agropecuária e Turismo

População- 7005 habitantes

Área- 2.098,867 km²

Densidade demográfica- 3,19 hab/ km²

Altitude- 1200 m.a.n.m

Clima- Tropical de altitude

 

Dicas Importantes: 

São Roque de Minas é uma cidade que não possui uma rede de bancos seguindo a maioria das cidades da região da Serra da Canastra. Aproveite para fazer saques nos bancos das cidades como Piumhi e Passos, porque muitos estabelecimentos não possuem maquininha de cartão de crédito, devido às redes de internet e falta de agências físicas, por isso se previna e tenha sempre uma certa quantia em dinheiro para evitar aborrecimentos. 

Bancos na cidade de São Roque de Minas temos somente as Loterias da Caixa Econômica Federal e uma agência física do Sicoob.