ptzh-TWenfrdeitjaes

CIDADES DA REGIÃO- PASSOS

Histórico breve da cidade

O primeiro nome dado hoje importante município sul-mineiro foi Capoeiras, por estar, àquela época, situada a povoação dentro de uma densa capoeira. O segundo nome,Vila Formosa do Senhor Bom Jesus dos Passos foi dado ao antigo arraial das Capoeiras em virtude de o alferes João Pimenta de Abreu, devoto do Senhor Bom Jesus dos Passos, haver erigido o primeiro templo nesta cidade em cumprimento de uma promessa, tendo por orago aquele santo. Mais tarde o nome foi simplificado para Passos.

Conta a história que no século XVIII, chegaram os primeiros desbravadores na região, o senhor João Pimenta de Abreu e seus parentes, atraídos pela fertilidade do solo e pelo ouro às margens do Rio Grande. O povoado foi crescendo, quando em 1823, Domingos Vieira de Souza e Joaquim Lopes da Silva construíram as suas fazendas, contribuindo para a formação do arraial. Com o passar dos anos novos mineradores chegaram ao povoado, tornando-se conhecido pelo nome de Arraial da Capoeira. Em 20 de março de 1836 foi inaugurada, a primeira igreja tendo por nome São Bom Jesus dos Passos. Em 1850 criou-se a vila de Passos, como continuou em franco desenvolvimento, foi elevada à categoria de cidade em 1858, conservando a mesma denominação. Hoje sua economia baseia-se principalmente no agro-negócio, indústrias de confecções, móveis, além do setor de serviços, porque é a maior cidade da região.

Dados Atuais:

Economia- Comércio e Agropecuária

População- 112.402 habitantes

Área- 1.338,070 km²

Densidade demográfica- 79,37 hab/ km²

Altitude- 745 m.a.n.m

Clima- Tropical de altitude

 

Dicas Importantes: 

Passos é a maior cidade da região, pólo regional de serviços, por isso é o ponto de referência e apoio para os visitantes que chegam na região principalmente vindos do interior de São Paulo. Aproveite para fazer saques nos bancos da cidade, porque muitos estabelecimentos da região não possuem maquininha de cartão de crédito, devido às redes de internet e falta agências físicas, por isso se previna e tenha sempre uma certa quantia em dinheiro para evitar aborrecimentos. 

Bancos na cidade de Passos temos uma agência físicas do Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Santander e Sicoob.