CIDADES DA REGIÃO- DELFINÓPOLIS
História breve da cidade
Historiadores e arqueólogos afirmam que a região foi habitada por indígenas das tribos Tupiniquins e Carijós, porque peças indígenas domésticas e de guerra, foram encontradas na região, nos arredores de um local denominado Ponte do Surubi, onde se acredita ter sido o local exato em que os mesmos tiveram seus acampamentos.
A esposa de um fazendeiro da região, Dona Violanta Luzia de São José, nod século XVIII, fez uma doação de 288 hectares de terras, localizadas à margem esquerda do Ribeirão Forquilha, para construção de uma capela a ser levantada em honra do Divino Espírito Santo. Então nascia o povoado chamado Espírito Santo da Forquilha, nome dado em homenagem ao padroeiro local e a sua localização às margens do ribeirão forquilha. Os primeiros residentes do povoado foram João Marques, Joaquim de Almeida e Justiniano.
No ano de 1871, passou a ser distrito do município de Santa Rita de Cássia. Em 1919, o seu nome foi modificado para Delfinópolis, em homenagem ao então governador do estado, Delfim Moreira da Costa Ribeiro. Então em 1938, foi elevado à categoria de município.
Dados atuais:
Economia- Agropecuária e Turismo
População- 7120 habitantes
Área- 1.378,423 km²
Densidade demográfica- 4,95 hab/ km²
Altitude- 689 m.a.n.m
Clima- Tropical de altitude