ptzh-TWenfrdeitjaes

CIDADES DA REGIÃO- CAPITÓLIO

1. História breve da cidade

A história conta que Capitólio surgiu por volta de 1800, quando era ainda conhecida como “Mata do Rio Piumhi”, então chegaram dois portugueses, Machado de Faria e Gonçalves de Morais, que foram os primeiros exploradores da região investindo na agricultura do lugar, transformando as matas do Rio Piumhi em bonitas e produtivas fazendas.
Por volta de 1830, vieram os primeiros moradores para a região onde se desenvolveu a cidade. Os três irmãos Antônio Francisco, João Francisco, Manoel Francisco são considerados os fundadores do povoado que originou Capitólio. Nasceu então o povoado chamado de “Arraial dos Franciscos”, primeiro nome dado a atual cidade de Capitólio, em homenagem aos antigos donos das terras. Uma curiosidade é que esse arraial era conhecido também, como “Arraial dos Cabeças”, porque diziam os antigos que eles tinham cabeças grandes.
Por volta de 1893, chegou até o arraial, Pedro Messias da Cunha, um grande fazendeiro, que tomou gosto e se fixou na região. Em 1895, esse fazendeiro ergueu uma capela em homenagem ao padroeiro da cidade São Sebastião, então daí em diante o arraial ficou conhecido como “Arraial de São Sebastião dos Franciscos”. Em 7 de setembro de 1923,
São Sebastião dos Franciscos, foi elevado à categoria de distrito, o Distrito de Capitólio, sendo desmembrado do município de Piumhi e anexado ao município de Guapé.
O Distrito de Capitólio, em 1939 foi elevado à categoria de vila, a Vila de Capitólio, e somente no dia 27 de dezembro de 1948, Capitólio conseguiu sua independência política e administrativa transformando-se em Município de Capitólio.

Dados atuais

Economia- Agropecuária e Turismo

População- 8.574 habitantes

Área- 521,802 km²

Densidade demográfica- 15,68 hab/km²

Altitude- 766 m.a.n.m

Clima- Tropical de altitude